O que distingue, afinal, um esquema de pirâmide de um negócio de marketing multinível, também conhecido por marketing de rede? Boa questão. Bem, desde logo, os esquemas de pirâmide são negócios ilegais, ao contrário do que acontece com as empresas de marketing multinível. Porém, nem sempre os países têm legislação adequada para regular o setor e distinguir, de forma clara, o que é um e o que é outro.
Em Portugal, o Instituto Português de Venda Direta procura separar as águas através da seguinte definição: "Enquanto no marketing multinível a remuneração depende do volume de vendas e dos respetivos planos de compensação, que variam de empresa para empresa, nas pirâmides financeiras os ganhos derivam exclusivamente da angariação de novos participantes para a rede." Mas o Instituto faz ainda um acrescento, relativamente aos negócios baseados no modelo de marketing multinível: "Para alcançar lucros altos, no entanto, é preciso ampliar a rede de vendedores, oferecer formação e oportunidades de progressão."
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A imagem não está muito nítida, pois não?

Nesta área, ganha crucial importância a avaliação que cada pessoa faz do negócio à sua frente. Primeiro, se é coisa legítima. Depois, se é coisa adequada ao seu caso, às suas expectativas. Frequentemente, pode não se encontrar uma resposta clara e óbvia. É como se a imagem aparecesse algo turva, sem grande definição, desfocada… Pois bem, o documentário Betting on Zero (2016) é paradigmático de como as fronteiras, nesta área, podem ser difíceis de distinguir. A forma como certas empresas estruturam o seu negócio, para parecerem algo que não são ou quererem distanciar-se de algo que não querem parecer, pode até confundir os agentes reguladores do mercado e, pior, iludir as pessoas à procura de uma forma de ganhar a vida.
Estruturado como se fosse um combate de boxe, em que o ringue são os meios de comunicação social e a bolsa de Wall Street, o filme coloca-nos num lugar da primeira fila para assistirmos à apresentação dos pugilistas. No lado azul, senhoras e senhores, Bill Ackman, o controverso magnata dos fundos de investimento! No lado vermelho, senhoras e senhores, a empresa multinacional Herbalife! Que comece o combate! Tlim, tlim!
Um combate sem grandes regras
Às primeiras trocas de socos, o comentador expõe o contexto. Bill Ackman apostou forte em como a Herbalife é um esquema de pirâmide. Sob essa premissa, aplicou milhões no mercado bolsista e, se conseguir provar a sua tese, sairá vencedor da destemida aposta. Mas se a Herbalife conseguir defender-se, demonstrando que é apenas um negócio de marketing multinível, então o investidor vai parar ao tapete. E a queda vai doer.
Para complicar o cenário, no mundo dos negócios toleram-se murros abaixo da cintura. O juiz fez vista grossa aos golpes baixos e, por isso, eis que entra também para o ringue um velho inimigo de Bill Ackman. O novo aliado da Herbalife, o também investidor multimilionário Carl Icahn, entrou na contenda por pura sede de vingança. Ou então porque, simplesmente, tem dinheiro suficiente para poder dar-se ao luxo de arriscar uns milhões em troca da hipótese de dar uma valente dentada no seu adversário.
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Os tubarões e os peixinhos
O duelo de Betting on Zero rapidamente se transforma numa tragédia sobre dinheiro e poder, mas os argumentistas foram inteligentes em dar igual tempo de antena aos dois lados, tentando adotar um ponto de vista imparcial. Paralelamente, vão-se desfiando outras narrativas, como as histórias de insucesso de agentes Herbalife, a contrastarem com as extravagantes reuniões que a empresa promove e em que as estrelas são os agentes que se deram bem e que ganharam centenas de milhares de dólares. Uns aspiram a ser como os outros. Ou seja, quem entra para o negócio, por baixo, sonha em chegar ao topo. E lá se volta à questão inicial. Será que esse potencial de ascensão será real para todos, tal como prometido, ou para muitos nunca passará de uma miragem? Viram, como de repente, estamos outra vez no tal terreno pantanoso das diferenças e semelhanças entre um esquema de pirâmide e um negócio de marketing multinível?
Não serei eu o juiz a decidir nessa causa. Isso é função de reguladores, de tribunais e da consciência e perspicácia de cada pessoa. Nem cometo o spoiler de dar o resultado do combate que o documentário acompanha, até porque, desde então, muitas mais águas têm rolado sobre este tema. Se trouxe Betting on Zero para aqui, foi por também ter pontos interessantes como a tentativa de definir o que é o short-selling (ou venda a descoberto, em português) no mercado de ações. E porque, no final, ficamos com o retrato de outra luta, talvez mais desigual, talvez mais gritante. É que. enquanto os peixes graúdos – os milionários e as grandes empresas –, se entretêm nas suas lutas de somas gigantescas, a generalidade das pessoas continua submersa na árdua batalha dos tostões, em que o horizonte é, apenas, conseguir pagar as contas no final do mês.
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Paulo M. Morais cresceu a jogar futebol de rua e a ouvir provérbios ditos pelas avós. Licenciou-se em Comunicação Social e especializou-se nas áreas do cinema, dos videojogos e da gastronomia. É autor de romances e livros de não ficção. Coleciona jogos de tabuleiro e continua a ver muitos filmes. Gosta de cozinhar, olhar o mar, ler.
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