Muitas vezes não temos noção de como é que gastamos a água que nos é cobrada mensalmente. E às vezes demoramos até perceber que há uma fuga de água num cano. Há já algumas formas de minimizar este "desconhecimento", mas os residentes em Lisboa têm um ajuda extra: o waterbeep.
Desde 2015 que a EPAL disponibiliza aos seus clientes o Waterbeep, uma ferramenta que permite consultar o consumo de água faturado nos últimos meses, visualizar consumos de 7 a 30 dias, calcular consumos médios diários, comparar com a média de Lisboa e até receber alertas por email e por mensagem de texto quando há desvios do padrão habitual de consumo.
Leia ainda: Tarifa Social da Água: conhece este apoio?
Waterbeep tem versão gratuita
O Waterbeep tem quatro versões, mas apenas uma não tem qualquer custo e não necessita de equipamento de telemetria, já que é o cliente que tem de assegurar a leitura, com validação on-line. A versão home permite apenas consultar o consumo de água faturado nos últimos meses, conhecer o consumo médio diário por pessoa e compará-lo com a média da cidade, bem como acompanhar a evolução das leituras efetuadas nos últimos 30 dias.
Esta versão não contempla o envio de alertas no caso de se verificar algum tipo de alteração no padrão de consumo.
Versões pagas têm desconto e fidelização
O Waterbeep Plus, Pro e Premium são versões pagas - de 1 euro mensal até aos 20 euros por mês e têm uma fidelização de 24 meses. As versões mais caras contam com um desconto de até 50%, que é aplicado quanto maior for o consumo que o cliente conseguir transferir para o período noturno.
Que versão escolher?
As versões pagas são muito semelhantes: funcionam através de telemetria, permitem visualizar a evolução do consumo para qualquer período e receber alertas quando há um consumo anormal de água. Mas há algumas diferenças. Só a partir da versão Pro é que é possível visualizar o consumo de água do dia anterior, com dados de 15 em 15 minutos. E apenas a versão Premium fornece a informação num ficheiro costumizado. Quanto mais informação se quiser receber, mais cara é a versão do Waterbeep.
Como aderir ao Waterbeep?
Para ter acesso a qualquer das versões do Waterbeep basta um registo no site EPALnet indicando o código de entidade (que pode retirar da fatura da água), o número de contribuinte e um endereço de e-mail. Caso já esteja registado, basta usar os códigos de acesso no waterbeep.
Leia ainda: 9 factos sobre o consumo de água e como poupar
Waterbeep disponível também para entidades gestoras
A água é um bem escasso e cada vez mais caro. E, por isso, o desafio das entidades gestoras (que levam a água às torneiras de cada casa), tem sido cada vez mais apostar na redução de perdas e na promoção da eficiência. Em 2018 o Waterbeep lançou uma versão para municípios e entidades gestoras para que possam gerir melhor e reduzir as perdas (água não faturada), que em alguns casos, em Portugal, chegam aos 40%. A ferramenta está disponível também para entidades estrangeiras.
Leia ainda: Objetivos de desenvolvimento sustentável: o que são e como influenciam a nossa vida
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário
Um comentário em “Waterbeep ajuda lisboetas a controlar consumos de água”