O que escrever no email de despedida do trabalho?
O email de despedida é, na maioria das vezes, a sua última ação na empresa. Assim sendo, aproveite para mostrar o melhor de si: seja honesto, mas assertivo. Eis a lista do que deve fazer e do que deve evitar:A fazer:- Mencionar brevemente as suas novas funções (mais ou menos, conforme aquilo que pretenda divulgar);
- Informar a data concreta da sua saída;
- Demonstrar gratidão para com colegas e chefia;
- Indicar os seus contactos pessoais (e-mail e telemóvel, sendo que isto vai depender do grau de intimidade com os seus colegas e do que pretende exatamente fazer);
- Disponibilizar-se para contactos futuros do interesse da empresa.
- Confrontar colegas ou a chefia com episódios passados;
- Discutir questões concretas relacionadas com a sua saída;
- Denegrir a imagem da empresa;
- Gabar-se das suas conquistas;
- Transmitir ressentimentos;
- Fazer provocações.
A quem enviar o email de despedida do trabalho?
Saber a quem vai enviar o email de despedida depende da dimensão da empresa, do modo como interagia e com quem interagia. Há empresas onde o clima é mais informal do que noutras e pode ter mais ou menos à vontade para lhes enviar um email. Se for uma empresa grande, com vários departamentos, em que apenas tem contacto direto com a sua equipa, não se justifica enviar o e-mail para todos os colaboradores da empresa, uma vez que será recebido por pessoas que nem tão pouco o conhecem. Se trabalha numa empresa com muitos trabalhadores, pode enviar um email para as chefias, as anteriores e as atuais, se for o caso, e um email para os seus colegas. Pode fazer emails separados ou não. Tudo vai depender do seu conforto dentro da empresa e da cultura da mesma. Se optar por e-mails separados:- No email dirigido aos colegas: adote um tom descontraído e use o humor. Agradeça a amizade, boa convivência e solidariedade. Agradeça também tudo o que aprenderam juntos. Tudo vai depender da realidade concreta, do nível de intimidade e do que pretende, ou não, referir. Disponibilize os seus contactos, se for o caso.
- No email dirigido às chefias: agradeça a oportunidade de aprendizagem, o voto de confiança e reconheça o papel dos seus mentores. Disponibilize-se para futuros contactos, nunca fechando portas, mesmo que, de momento, não seja do seu interesse. A vida dá muitas voltas e nunca se sabe o que o futuro nos reserva.
Tem mesmo de enviar um email de despedida do trabalho?
Se é tímido ou há ressentimentos com as circunstâncias da saída, é provável que não queira escrever um email de despedida. Nesse caso, despeça-se pessoalmente das pessoas mais próximas ou daquelas com quem sempre manteve um bom relacionamento. De todo o modo, é sempre "melhor sair bem", mesmo em circunstâncias difíceis. É sempre bom assegurar que ninguém terá nada a apontar-lhe. E despedir-se é uma forma simples de consolidar as suas relações profissionais e de mostrar consideração pelos seus colegas e chefia. Manter uma vasta rede de contactos poderá vir a ser-lhe muito útil. Já para não falar da possibilidade que existe de se cruzar com ex-colegas em projetos futuros.Quando deve enviar o email de despedida do trabalho?
O momento em que vai enviar o email depende do seu objetivo e do tipo de reação que pretende obter dos seus colegas. Estas são as suas opções:- Se quer uma saída discreta, sem perguntas embaraçosas e sem grandes despedidas, pode enviar o e-mail no último dia de trabalho.
- Para evitar conversas de corredor, antecipe-se aos rumores e envie um e-mail aos seus colegas, logo que tenha formalizado o despedimento junto do empregador. No e-mail, informe os colegas da data definitiva de saída.
- Se tem cargo de responsabilidade e tem pessoas que reportam a si, informe os seus colegas com antecedência. No e-mail, é necessário indicar quem passará a exercer o seu cargo e a partir de que momento a equipa deve passar a reportar a essa outra pessoa.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
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