Os fatores críticos de sucesso são as condições que têm de estar reunidas para que um negócio tenha sucesso. Quando negligenciados, os fatores críticos de sucesso podem conduzir ao insucesso da organização. Os fatores críticos de sucesso variam consoante a área de negócio e são diferentes de empresa para empresa.
Por que são úteis?
A identificação dos fatores críticos de sucesso permite ao empreendedor identificar as prioridades de gestão.
Os fatores críticos de sucesso são indispensáveis ao planeamento estratégico da empresa.
Exemplos de fatores críticos de sucesso
Conheça alguns fatores críticos de sucesso:
- Relação com fornecedores
- Fidelização de clientes
- Localização das instalações de produção e pontos de venda
- Solidez financeira
- Qualificação da administração
- Reputação da organização
- Conhecimento do mercado
- Equipamento e maquinaria
- Canais de distribuição
- Aprovisionamento
- Marketing e publicidade
- Atendimento ao público
- Qualificação dos trabalhadores
- Infraestruturas
- Nível de produtividade
- Qualidade dos produtos e serviços
- Controlo de custos
- Parcerias
- Financiamento
- Investimento tecnológico
- Certificação de qualidade
- Capacidade de inovação
Como encontrar os fatores críticos de sucesso de cada negócio?
Nem sempre é fácil identificar quais são os fatores críticos de sucesso do seu negócio. Pode começar por seguir estes passos:
1. Conheça o seu ramo de negócio
Os fatores críticos de sucesso variam consoante o ramo de negócio e a empresa.
Exemplos de fatores críticos em função do negócio
Tem uma loja de roupa? Os fatores críticos de sucesso podem ser o atendimento ao cliente, a localização dos pontos de venda, a qualidade do produto e a estratégia de marketing e publicidade.
Gere uma oficina automóvel? Os fatores críticos de sucesso podem ser o equipamento e maquinaria, a qualificação dos trabalhadores e a qualidade dos produtos e serviços.
É mediador imobiliário? Os fatores críticos de sucesso podem ser a reputação da mediadora, o nível de produtividade e o conhecimento do mercado.
2. Analise o desempenho da empresa
Comece por analisar o desempenho da sua empresa face aos objetivos que tinha, e tente perceber o que pode ser melhorado.
Exemplos de fatores críticos em função do desempenho da empresa
Tem um produto de qualidade, mas vende pouco? Os fatores críticos de sucesso podem ser o preço, o custo de produção, a rede de distribuição e as estratégias de publicidade e marketing.
Tem muitas vendas online, mas poucas em loja? Os fatores críticos de sucesso podem ser a qualidade do atendimento ao público e a localização dos pontos de venda.
3. Defina prioridades
Na maioria das organizações os recursos materiais, humanos e financeiros são escassos, pelo que é necessário definir prioridades. Depois de identificados, os fatores críticos de sucesso devem ser hierarquizados.
Comece por investir os recursos da organização no fator crítico de sucesso que mais impacto tem no rendimento da empresa.
4. Faça avaliações periódicas
Os fatores críticos de sucesso de um negócio são mutáveis em função das transformações que o negócio vai sofrendo, como sendo o aumento da sua dimensão, a diversificação de serviços, o aumento de clientes ou a formação dos trabalhadores.
Faça avaliações periódicas ao desempenho da sua empresa, percebendo que fatores críticos de sucesso merecem atenção a cada momento.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
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