Com a constante dinâmica do mundo digital, as burlas informáticas tornaram-se uma crescente ameaça para os utilizadores. A atual proliferação dos meios de comunicação online e métodos de pagamento eletrónicos, apesar de facilitarem as transações, também podem expor-nos a atividades fraudulentas. Logo, também a proteção contra fraudes informáticas se tornou prioritária.
Neste artigo, abordamos o conceito de burla informática e reunimos alguns dos exemplos mais comuns e recentes. Fique ainda a par de alguns conselhos sobre proteção informática que o podem ajudar a manter o máximo de segurança possível sempre que usar dispositivos ligados à internet.
O que são burlas informáticas?
O termo burla define todo e qualquer tipo de atividade fraudulenta que vise a obtenção de dinheiro, favores ou outro tipo de informações. Numa fase inicial, as burlas ocorriam presencialmente, ora porta-a-porta, ora por correio e, por vezes, via chamada telefónica. Apesar de algumas destas burlas ainda acontecerem, atualmente, as mais comuns são as burlas online. Ou seja, esquemas fraudulentos para extorquir dinheiro ou informações pessoais utilizando as novas tecnologias, e via email, mensagens instantâneas, sites, entre outros.
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Como funcionam as burlas?
Existem diversas formas fraudulentas de contacto. Estas podem iniciar-se com contacto via email ou WhatsApp, ou através de sites falsos. No primeiro cenário, os burlões contactam as vítimas recriando alguma situação de falta de pagamento ou problemas com os dados pessoais. No segundo, os burlões recriam sites de lojas oficiais (que na verdade não o são) esperando que a pessoa faça uma compra online. Essa compra nunca será entregue, pois a loja não existe, e o dinheiro dificilmente será recuperado.
Exemplos de burlas informáticas
Burla "Olá pai, Olá mãe"
"Olá mãe, Olá pai" é uma das mais recentes burlas informáticas. Esta burla desenvolvia-se através da aplicação WhatsApp, através da qual os progenitores recebiam o suposto problema: "O meu telemóvel avariou, por isso, estou a usar este número. Não te esqueças de o guardar nos contactos". Nesta fase, as vítimas deviam proceder à substituição do número de telemóvel do "filho" ou "filha". Após explicarem o porquê de estarem a utilizar outro número, os burlões passavam para a segunda, e mais perigosa, fase da armadilha. A mensagem seguinte dizia algo semelhante a: "Preciso de pagar uma conta, mas com o telemóvel avariado não consigo aceder à aplicação do banco. Podes pagar-me, que eu mal possa envio-te o dinheiro? Os dados são (NIB e valor)".
Infelizmente, muitas pessoas transferiram a quantia solicitada. Em algumas situações foi possível recuperar o dinheiro, mas muitas não tiveram a mesma sorte.
Entretanto, o autor desta burla foi apanhado pelas autoridades portuguesas. No entanto, é importante estar sempre alerta, pois novas versões deste tipo de burlas podem ressurgir.
Burla "Problema com a conta bancária"
As burlas relacionadas com "problemas com a conta bancária" também são recentes e já afetaram inúmeras pessoas. Este tipo de burla inicia-se quando a vítima recebe um email, em nome da sua instituição bancária, dizendo que existe um problema com a sua conta, nomeadamente com o saldo ou com irregularidades nos cartões, entre outros. E este email menciona sempre a urgência em resolver o problema. A vítima, na ânsia de resolver o problema, e com receio de que algo possa correr mal com o seu dinheiro, apressa-se a responder ao email ou a aceder ao link facultado. Neste acesso a vítima acaba por facultar os dados bancários, os quais vão depois ser utilizados indevidamente.
Estes emails são "aparentemente normais e perfeitos", parecendo o mais fidedignos possível. Assim, e para controlar estas situações, os bancos informaram que não enviam emails a solicitar alterações de dados. Sempre que algo necessite de alteração, o cliente será informado por carta.
Burlas nas redes sociais
As redes sociais, dada a sua vasta utilização, são um dos meios preferenciais para burlas informáticas, especialmente fraudes via spam. Nestes casos, os burlões utilizam mensagens ou emails com links que, quando utilizados, instalam malware no seu computador ou telemóvel.
As mensagens enviadas dizem algo como: "Ganhou um smartphone. Obtenha o seu prémio aqui" ou "Ganhe 500 euros em compras no hipermercado X...". Estas mensagens, normalmente, anunciam a possibilidade de ganhar algo, de modo a levar os utilizadores a clicarem. No entanto, assim que o link é acionado, os vírus foram são descarregados para os seus dispositivos. Estes vírus por sua vez podem limitar ou impedir o correto funcionamento do seu dispositivos, mas também podem permitir aceder a informações pessoais.
Burlas das notícias falsas
A propagação de notícias falsas tem sido, também, muito utilizada como esquema para burlas informáticas. Estas notícias podem ser disseminadas das mais diversas formas, sendo as mais comuns redes sociais e mensagens de "contactos". Quando a mensagem vem de um contacto conhecido, é mais fácil acreditarmos. No entanto, na maioria das vezes a conta dessa pessoa foi hackeada e não foi ela a enviar a mensagem em questão.
Normalmente, os títulos destas notícias são bastante apelativos, de modo a despertar no utilizador algum tipo de emoção que o leve a carregar para ver mais. Por exemplo, um título possível seria "Morte de um dos melhores atores portugueses choca o país!". Após carregar no link da notícia e, à semelhança do caso anterior, será descarregado para o seu dispositivo um malware que irá comprometer a sua segurança informática. Não perderá dinheiro no imediato, no entanto, os seus passos online serão monitorizados e o acesso a informações pessoais deixará de ser seguro. Assim, poderá mais à frente resultar em fraude monetária.
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Como posso evitar cair em burlas?
Existem alguns sinais para os quais deve estar alerta e comportamentos que deve adotar quando está a utilizar um dispositivo online. Assim, para melhor se proteger de burlas informáticas deve:
- Utilizar sempre sites seguros com url fidedigno (iniciado em "http://");
- Sempre que possível, optar pela autenticação em dois passos, ou seja, além da password, poderá receber um código por sms para garantir que é o verdadeiro utilizador;
- Utilizar passwords seguras (evite nomes ou datas e opte por misturar diferentes caracteres);
- Ter sempre um antivírus nos seus dispositivos e mantenha-o sempre atualizado;
- Nunca carregar em links enviados por desconhecidos, mesmo que pareçam ser de entidades oficiais;
- Nunca carregar em links promocionais ou noticiosos que lhe tenham sido enviados. Em vez disso, opte por consultar o site oficial para assegurar a veracidade da informação;
- Caso o seu dispositivo o avise que o site onde se encontra não é seguro, feche-o de imediato;
- Nunca confiar em mensagens pop-up que digam que ganhou algum tipo de prémio ou sorteio;
- Desconfiar de qualquer contacto de uma instituição oficial por mensagem ou email que lhe incuta urgência na alteração de dados;
- Nunca facultar informações pessoais por telefone ou email, especialmente se não souber com quem está efetivamente a falar;
- Optar por métodos de pagamento seguros e nunca facultar números de cartões;
- Estar atento a erros ortográficos no corpo de emails e mensagens de entidades oficiais e credíveis
- Ler sempre os termos e condições dos sites antes de subscrever algum serviço, de modo a saber qual será o tratamento dado aos seus dados.
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