A Black Friday está a aproximar-se e muitos consumidores já se questionaram: como posso garantir que estou, realmente, a usufruir das melhores promoções? A resposta passa pela capacidade de acompanhar e comparar os preços e promoções oferecidos por diferentes superfícies comerciais.
Neste artigo, analisamos duas ferramentas online de comparação de preços. Além disso, abordamos também a importância de acompanhar os preços ao longo do tempo, especialmente nas épocas de promoções.
O que é e como surgiu a Black Friday?
O termo Black Friday surgiu nos Estados Unidos e designa o maior dia de compras deste país. Neste dia, as lojas reduzem drasticamente os seus preços, de modo a dar início à época de compras natalícias.
Este conceito remonta, originalmente, a 1869, ano em que dois bolsistas de Wall Street causaram um crash na bolsa devido à especulação do preço do ouro. Uma vez que este acontecimento se deu numa sexta-feira, foi considerada uma sexta-feira negra para para a economia americana.
Por volta de 1950, a polícia da Filadélfia utilizou este termo para classificar o dia de um jogo de futebol entre a Marinha e o Exército. Foi um dia de grande afluência, desorganização e confusão. O número de ocorrências foi enorme e foi, também, chamado de sexta-feira negra.
O termo tornou-se mais popular nos anos 80, numa altura em que os comerciantes utilizavam o vermelho para anotar as perdas e o preto para anotar os lucros. Muitas superfícies tinham registos a vermelho todo o ano, exceto neste dia, onde passava sempre a preto (negro), especialmente devido aos grandes descontos.
Leia ainda: Black Friday: Como resistir às compras por impulso
Black Friday vai para além da sexta-feira
Apesar de ter tido origem nos Estados Unidos, a Black Friday passou a existir em muitos outros países. Atualmente, a Black Friday não se limita só à sexta-feira, mas estende-se, também, por todo o fim de semana. Inclusive, algumas superfícies já iniciam estes descontos na quinta-feira à noite.
Além disso, e para promover ainda mais a compra por parte dos consumidores, diversas superfícies, especialmente as associadas à tecnologia, utilizam o termo Black Month para definir o mês de novembro. Apesar dos descontos serem maiores no dia específico da Black Friday, é também possível existirem outros descontos, de menor percentagem, ao longo de todo o mês.
Leia ainda: Como utilizar a Black Friday para reduzir despesas?
Porque devo comparar preços?
Com a Black Friday, os comerciantes têm oportunidade de aumentar as suas vendas, tal como os consumidores têm a oportunidade de comprar bons produtos a preços mais baixos.
Contudo, os consumidores mais atentos foram reparando que, nos dias anteriores à Black Friday, os preços dos produtos sofriam ligeiros aumentos. E qual seria o objetivo deste aumento? Com esta alteração, no dia oficial, o produto com o desconto associado ia acabar por ficar a um preço bastante aproximado do original.
Começa então a ganhar importância acompanhar e comparar preços nesta altura específica de compras. Esta prática deve ser feita de forma geral, especialmente quando se trata de produtos mais caros. No entanto, em particular nestas alturas de promoções e saldos é relevante fazer este exercício.
Leia ainda: Cuidados a ter na Black Friday: 8 dicas para aproveitar os descontos
Comparador de preços da DECO
O comparador de preços da DECO é uma das ferramentas que permite acompanhar e comparar os preços de diversos produtos online. Com esta ferramenta gratuita é possível pesquisar utilizando o URL do produto da loja online que deseja. Além disso, pode também pesquisar apenas pelo nome da loja e do produto em questão.
Após escolher uma forma de pesquisa, aparece no ecrã o produto que pesquisou, acompanhado do preço na loja selecionada. Além disso, aparece, também, do lado direito do ecrã um indicador na forma de semáforo com a cor associado àquele preço. A análise é feita com base nos três meses anteriores. Assim, o sinal pode apresentar as cores verde, amarelo ou vermelho, consoante o preço está dentro ou não do histórico.
Além disso, imediatamente abaixo do produto, tem um gráfico onde pode acompanhar a evolução do preço nos últimos três meses e compará-lo com outras lojas online.
Contudo, este comparador apresenta um ponto negativo. Esta ferramenta apenas apresenta preços de produtos que sejam vendidos online pelas grandes superfícies. Ou seja, não trabalha produtos vendidos apenas em lojas físicas.
Leia ainda: Como aproveitar os descontos da Black Friday sem cair em tentação
Comparador de preços KuantoKusta
Outro comparador de preços de que dispomos é o KuantoKusta. Esta ferramenta também é gratuita e é bastante simples de utilizar. No ecrã inicial é possível encontrar diversas categorias de produto. À medida que vai selecionando o que pretende, a sua pesquisa vai ficando cada vez mais refinada. Além disso, imediatamente abaixo dos diferentes preços, é possível consultar as características do produto em questão e um gráfico onde mostra a evolução do preço do artigo ao longo do tempo. Este gráfico, não só mostra a evolução dos preços, mas tem também uma segunda linha referente ao preço mínimo que o artigo alguma vez apresentou.
Esta ferramenta apresenta os preços em tempo real, o que é bastante útil em alturas de Black Friday. No entanto, é aconselhável acompanhar o preço dos artigos pretendidos alguns dias antes da promoção. Desta forma, vai ver se o preço está a ser inflacionado propositadamente e, nos dias da Black Friday, vai perceber se a promoção que lhe for apresentada vale, ou não, a pena.
Leia ainda: Como comprar com consciência na Black Friday?
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário