Marcar atendimento nas Finanças pela internet
Siga o seguinte passo a passo para agendar o seu atendimento no Portal das Finanças: 1. Aceda ao site da AT e clique em “Apoio ao Contribuinte”2. Autentique-se no Portal das Finanças com o seu NIF e senha das Finanças ou usando o seu Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital; 3. No ecrã que surge após a autenticação, selecione “Atendimento por Marcação”4. No ecrã seguinte, clique em “Marcar Atendimento”5. Escolha o assunto e o subassunto da marcação; 6. Indique o número de documentos a apresentar. Se não tiver apresentações para efetuar assinale “até 20 Documentos”. No campo das “Observações” explique sucintamente o assunto a resolver e, caso tenha documentos a submeter, clique em “Procurar…” para carregar o(s) ficheiro(s) do seu computador. Quando tiver terminado, clique em “Marcar Atendimento”.7 Confirme e autorize os dados de contacto e veja quais as disponibilidades dos serviços que mais se adequam à sua necessidade8. No mapa do ecrã seguinte escolha o distrito e indique o local Por defeito, é indicado o serviço de finanças da área de residência. Caso não seja possível nesse serviço ou deseje marcar noutro serviço, é possível alterar.9. No ecrã seguinte encontra as datas e horas disponíveis para atendimento pela AT dentro do período que indicou. Selecione a data e hora que lhe for mais conveniente e clique em “Marcar Atendimento”. Tenha em atenção que é frequente só haver disponibilidade para atendimento por parte da AT alguns dias, ou até semanas, depois. Não deixe para fazer a marcação nos últimos dias se o assunto que tem para resolver estiver sujeito a prazos.Marcar atendimento nas Finanças por telefone
Para marcar um atendimento nas Finanças por telefone deve utilizar o número 217 206 707 do CAT - Centro de Atendimento Telefónico, todos os dias úteis das 09h00 às 19h00. As opções que a gravação indica não incluem a marcação de atendimento. Selecione a que mais se adequar ao assunto que quer ver resolvido e procure fazer a marcação por essa via.Consultar a Autoridade Tributária sem agendamento
Em alternativa ao agendamento prévio, embora possa ser mais difícil conseguir que o atendam, pode recorrer ao telefone e contactar as Finanças, expondo logo o seu caso. Pode contactar o CAT pelo 217 206 707, para tentar resolver o seu assunto sem ter de se deslocar. Quando ligar o número vai ouvir uma gravação que lhe dá várias opções. Selecione a que mais se adequa ao seu caso particular:- Acesso ao Portal das Finanças;
- Dados do contribuinte e da sua atividade;
- Declarações fiscais e obrigações acessórias;
- Pagamentos, reembolsos ou coimas;
- Importação, exportação ou encomendas postais.
- Serviços centrais;
- Direções de Finanças;
- Alfândegas;
- Serviços de Finanças.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário