Baseada no livro infantil “Doutor Finanças e a Bata Mágica”, a história passa do papel para os palcos, levando a literacia financeira aos mais novos de uma forma divertida e colorida. E, nada melhor que o Dia Internacional da Criança, para anunciar esta estreia.
Somos movidos pela vontade levar a literacia financeira ao máximo de pessoas e de todas as idades. Por isso, desafiámos o Teatro Independente de Oeiras (TIO) para dar palco a esta ideia.
Quer saber mais sobre este espetáculo? Neste artigo, vamos levantar um pouco o pano.
A história
Foi numa bela tarde de primavera que os irmãos Miguel e João foram ver o magnífico circo da Aldeia da Prosperidade. Mas algo inesperado aconteceu no espetáculo do Palhaço Altamente que colocou os irmãos numa verdadeira aventura.
Para conseguirem cumprir a sua missão com sucesso, vão ter de aprender a poupar. Mas não vão estar sozinhos nesta aventura. Vão contar com a ajuda de uma bata mágica e de um bichinho especial que nela vive.
Uma história cheia de mistério e magia, onde os pequenos espectadores vão ajudar a resolver os enigmas e transformarem-se em verdadeiros Doutores Finanças.
Leia ainda: Aprender literacia financeira com o jogo de tabuleiro “Doutor Finanças e a Bata Mágica”
Quando, onde e para quem?
Este é um espetáculo para famílias, escolas e associações que queiram embarcar num mundo de música, magia e muitas aventuras.
O musical estará em cena todos os sábados de 4 de junho até ao final de julho pelas 11h00 e, a partir de 11 de setembro até 26 de novembro, poderá assistir todos os domingos às 15h30. Em digressão e em escolas durante a semana.
O bilhete individual tem um custo de 9 euros e o Pack Família, para quatro pessoas, 32 euros. Ambos podem ser adquiridos em www.ticketline.sapo.pt, nas lojas Fnac, Worten e na bilheteira do auditório do Teatro Independente de Oeiras em dias de espetáculo, uma hora antes do início da sessão.
A sua presença (e da sua família) é a peça que nos falta.
Um musical que, a brincar, a brincar, vai ensinar as crianças a poupar
Ensinar as crianças a lidarem com dinheiro nem sempre é fácil, mas há algumas dicas para lhes incutir os conceitos que as vão ajudar a gerir o seu dinheiro. Por isso, o “Doutor Finanças e a Bata Mágica” é uma história que apresenta um método de poupança ainda pouco explorado em Portugal: “Spend, Save, Share”, que em português significa “Gastar, Poupar, Ajudar.” Este método caracteriza-se por dividir o orçamento total em três mealheiros, cada um com a sua finalidade.
Uma forma divertida de falar sobre poupança e o dinheiro, para que desde crianças percebam a importância de ter uma carteira saudável e feliz. No entanto, a mensagem da história não é apenas para crianças. Afinal, poupar não tem idade.
Pode fazer os mealheiros, reutilizando coisas que tenha em casa (como frascos, caixas, entre outros), ou descarregando os mealheiros oficiais do Doutor Finanças.
Leia ainda: Como utilizar a regra 50-40-10 para as crianças aprenderem a poupar?
As personagens em papel para descarregar, montar e brincar
Neste Dia Internacional da Criança, e porque a brincadeira é uma ótima aliada da aprendizagem, o Doutor Finanças preparou um presentinho. Ilustrámos algumas das personagens da peça “Doutor Finanças e a Bata Mágica” que vão animar este dia tão especial para a pequenada.
Para isso, basta descarregar, recortar, montar e dar início à brincadeira (e à imaginação). Assim, vai ainda ajudar a pequenada a reconhecer as personagens no momento de verem a peça ou até mesmo lerem o livro.
Quer saber como pode passar o "bichinho da poupança" aos mais novos aí de casa? Conheça a nossa página de literacia infantil para dicas, jogos e muito mais.
Feliz Dia Internacional da Criança! 😊
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário
Um comentário em “Musical “Doutor Finanças e a Bata Mágica”: A peça que faltava à literacia financeira infantil”