Um voo cancelado é o pesadelo de qualquer viajante. Mas, com o seguro de viagem certo, pode ficar mais tranquilo. Descubra como ativar esta proteção.
Sabia que todos os passageiros aéreos da União Europeia estão protegidos em caso de cancelamento de voo? O Regulamento (CE) N.º 261/2004 garante uma compensação de até 600 euros. Isto, desde que o cancelamento não tenha sido anunciado dentro dos prazos estipulados nem se deva a situações extraordinárias, como falhas de segurança.
Mas o que fazer em relação ao alojamento e às atividades já pagas no destino? Nesse caso, só pode contar com o seguro de cancelamento de viagem. Descubra, neste artigo, quando deve contratar este seguro, como funciona e o que fazer para ativá-lo.
Como funciona um seguro de viagem?
Bagagem perdida, atrasos, problemas de saúde ou voos cancelados. Por muito que nos custe pensar nestas possibilidades, a verdade é que os imprevistos acontecem. Assim, o seguro de viagem torna-se no seu maior aliado para ter uma compensação em caso de imprevisto.
Vai viajar no Natal ou Passagem de Ano? Prepare o seu seguro de viagem
Mas atenção: nem todos os seguros são iguais e algumas apólices podem incluir período de carência. Ao escolher o seu seguro de viagem, analise todas as condições oferecidas, tendo em conta:
- O destino e a duração da viagem;
- Número de pessoas abrangidas;
- Tipo de viagem (por exemplo: negócios, prática de desporto ou cruzeiro);
- Situações cobertas.
O preço da sua apólice vai depender destes pontos, pelo que é aconselhável fazer simulações antes de tomar uma decisão. A cobertura de cancelamento, por exemplo, não costuma estar incluída nos planos básicos.
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3 passos para acionar o seguro de viagem
Independentemente de quem teve a iniciativa de anular o voo (companhia aérea ou passageiro), acionar o seguro de cancelamento de viagem é muito simples:
- Contacte a sua seguradora ou corretor de seguros. Pode encontrar os contactos de atendimento na sua apólice. É comum ter disponível uma linha 24 horas via e-mail ou chamada (com custos reembolsáveis). Algumas seguradoras disponibilizam ainda uma app, ou um número de WhatsApp, onde pode falar com a equipa de assistência.
- Apresente a documentação solicitada. Reúna os documentos que comprovam o cancelamento da viagem e os gastos pelos quais pede uma compensação (por exemplo, transfers, pacotes turísticos, prolongamento de estadia, entradas reservadas em museus, bilhetes de espetáculos). A seguradora irá indicar todos os elementos necessários.
- Aguarde a decisão. Se toda a documentação estiver em conformidade, pode receber o reembolso total dos bilhetes da viagem. Quanto aos restantes gastos, não é muito provável que receba um reembolso total, mas há seguradoras a oferecer uma cobertura de até 80%.
Documentação a apresentar
Dependendo do motivo do cancelamento, a seguradora pode pedir diferentes documentos. Estes são os mais comuns:
- Carta a explicar os factos (horários da viagem, tempo de espera, segurados envolvidos, valores reclamados);
- Cartão de Cidadão ou passaporte;
- Certificado de titularidade bancária, com IBAN e SWIFT;
- Bilhetes de viagem;
- Faturas de gastos causados pelo cancelamento;
- Carta da companhia aérea a declarar o cancelamento;
- Cópia da reclamação apresentada à companhia aérea.
Outros documentos
Para ativar o seguro de viagem, a seguradora pode ainda solicitar elementos que justifiquem o pedido de cancelamento por parte do passageiro. Consulte, na tabela, algumas das situações mais recorrentes:
Motivo | Documento justificativo |
Falecimento de familiar | Certidão de óbito |
Saúde | Relatório médico |
Despedimento | Declaração da situação laboral |
Reagendamento de exame escolar | Documento certificado pelo estabelecimento de ensino |
Presença em mesa de voto | Notificação da junta eleitoral |
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Quando contratar um seguro cancelamento viagem?
Alguns seguros automóvel, cartões de crédito e pacotes turísticos já incluem seguro de viagem. Mas nem sempre cobrem o cancelamento.
Se é o seu caso, pode contactar uma agência especializada neste tipo de seguros e selecionar uma apólice com as coberturas pretendidas. Além disso, muitas companhias aéreas têm acordos com seguradoras, pelo que pode fazer a subscrição num dos passos da reserva de bilhetes.
Em algumas seguradoras, a subscrição do seguro de viagem é permitida até 48 horas após a compra das passagens. Noutras, há um prazo de sete dias. Verifique sempre as condições aplicáveis.
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A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
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