As transportadoras privadas utilizam serviços de entrega que possibilitam o seguimento das encomendas em tempo real. Agora, esta funcionalidade também chegou aos Correios de Portugal, através do CTT tracking. Este serviço pode trazer muitas vantagens para as famílias, para as empresas e as suas encomendas a nível nacional. O seguimento faz-se através de um código de rastreamento.
Conheça melhor esta ferramenta dos CTT.
O que é o CTT tracking?
É um serviço que os CTT disponibilizam e que lhe permite seguir o percurso de uma encomenda ou carta. Este seguimento acontece em tempo real, desde o momento do envio até ao momento da entrega.
Quais são os serviços dos CTT que disponibilizam esta ferramenta?
As tipologias de envios onde estão incluídos os códigos de seguimento da encomenda são:
- Expresso – envios mais rápidos;
- Encomendas;
- Correio Azul Internacional;
- Correio Registado Nacional.
No caso do correio azul internacional, tenha em consideração que há países de destino do envio da encomenda que não têm serviço de tracking. Por isso, deve consultar a lista de países de destino sem tracking e os tempos médios de entrega no próprio site dos CTT.
Como usar o serviço CTT tracking?
Para seguir o estado dos seus envios ou receção de encomendas siga os seguintes passos:
- Identifique o código CTT tracking
Para seguir uma encomenda precisa de um código para o fazer, o chamado número de tracking ou seguimento. Este encontra-se no talão de envio ou na guia de transporte da encomenda.
Numa encomenda online, este número pode ser disponibilizado no backoffice da sua conta cliente de determinado website. Pode também confirmar na sua caixa de e-mail a mensagem de comprovativo da encomenda, estando lá referido o número da mesma.
Se não consegue aceder ao mesmo, peça-o aquando a compra, para assim ter uma garantia no controlo do mesmo.
Este código é composto por 9 algarismos, 2 conjuntos de letras ou apenas por números e normalmente aparece por baixo de um código de barras. Os conjuntos de letras representam a origem e destino da encomenda. - Aceda à página principal do site dos CTT
Ao entrar no site www.ctt.pt, clique em "Acompanhar Entregas". Introduza o código CTT tracking no quadro branco que lhe aparece, sem espaços entre os números e letras. Clique de seguida em "Procurar".
Para além do site dos CTT, pode usar uma das muitas aplicações para smartphone que auxiliam nesta tarefa, tais como a própria aplicação disponibilizada pelos CTT, Track24, AfterShip ou ParcelTrack.
No que toca ao envio de uma encomenda pode fazê-lo pessoalmente nos postos dos CTT e, nesse momento, pedir o seguimento da mesma, recebendo o código para si e para o destinatário. - Resultado da pesquisa.
Ao clicar em “Procurar” são exibidos os resultados da pesquisa. Para obter informação mais detalhada sobre o estado do envio clique em "[+]info". - Interprete os resultados da pesquisa.
No separador “[+]info” podem surgir indicações fáceis de interpretar, como "Objeto devolvido", "Não entregue" ou "Disponível para levantamento".
Mas podem surgir outras indicações tais como:
- "Objeto não encontrado": significa que o objeto não foi identificado. O código CTT tracking pode ter sido mal inserido;
- "Expedição Internacional": refere-se à data em que o objeto saiu do país de origem;
- "Receção Internacional": refere-se à data em que o objeto entra no país de destino.
Se tiver mais do que uma encomenda a seguir, como devo proceder?
No caso de ter mais que um código de tracking a pesquisar, tenha em consideração as seguintes instruções:
- Pode pesquisar até 25 códigos de rastreamento, sempre com separação por vírgula. Ex.:LX123456789PT, RR123456789PT, DA123456789PT, EA123456789PT;
- No caso de pesquisar códigos sequenciais, separe o primeiro e último código com um hífen. Ex.: RR123456782PT-RR123456789PT, ED123456786PT-ED123456789PT;
- Nos códigos de envio apenas numéricos, não é possível a pesquisa por conjuntos ou intervalos de envios, deve pesquisar o estado da sua encomenda inserindo um código de cada vez.
Outras ferramentas disponibilizadas pelos CTT para o seguimento de encomendas:
- CTT e-segue
Este serviço permite-lhe selecionar a data, hora e local da entrega, assim como fazer alterações, se assim o pretender. Pode, até, alterar o nome do destinatário e alargar o prazo de levantamento. As alterações podem ser feitas no site. - Click&Ship
Este serviço, inserido no CTT e-segue, começa por permitir uma simulação dos custos de envio de uma encomenda para o território nacional e/ou para o estrangeiro. A simulação pode tornar-se no envio concreto, através do preenchimento dos dados, realização do pagamento e impressão da guia de transporte. Ao preencher os dados de envio, selecione o ponto de recolha da encomenda, que pode ser em casa. Assim facilita-se o processo, evitando perdas de tempo nos postos de correios.
Pode ainda continuar a receber encomendas em postos e lojas CTT ou na sua morada ou pedir que o envio seja entregue em lojas Phone House ou Agentes Payshop. Em grande parte das localidades, os postos encerram às 18 horas, sendo que as restantes possibilidades podem ser mais convenientes e flexíveis. Esta escolha é feita no momento da encomenda online.
Assim para ter mais controlo da receção das suas encomendas, utilize o CTT tracking.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Envie uma encomenda para os Açores no dia
31 5 2022
E quero a devolução da encomenda db144090841pt
Olá, Ana.
Deverá contactar diretamente o vendedor.
uma vergonha nem um simples registo se consegue encontrar