Quem quiser trocar o seu automóvel atual por um carro elétrico poderá ter um apoio público de 4.000 euros. Esta medida, com vista à descarbonização dos transportes, faz parte de um conjunto de incentivos aprovados na passada sexta-feira, 4 de outubro, em Conselho de Ministros, dedicado à mobilidade verde.
Apoio à compra de elétricos implica abate do carro atual
Em conferência de imprensa, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, explicou que o apoio à compra de carros elétricos implica a entrega do veículo ligeiro atual, com mais de 10 anos, para abate. O apoio é de 4.000 euros para a aquisição de um veículo elétrico de passageiros até 38.500 euros, majorado para 5.000 euros no caso de automóveis para Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
O valor máximo dos carros elétricos abrangidos por esta medida baixa, assim, consideravelmente face ao incentivo em vigor no ano passado, que previa apoios na compra de veículos até 62.500 euros.
No total, o Governo tem destinado um apoio de 20 milhões de euros para a aquisição de veículos elétricos. Além dos ligeiros de passageiros, incluem-se neste pacote bicicletas elétricas e convencionais, motociclos e dispositivos de mobilidade e ainda carregadores de veículos elétricos.
Leia ainda: Carro elétrico é mais caro de manter?
Compra de ligeiros de mercadorias com apoio de 6 mil euros
Ainda no âmbito da descarbonização e digitalização dos transportes, o Governo aprovou um apoio para a aquisição de veículos emissões nulas dedicados à logística no valor de 3,5 milhões de euros: ligeiros de mercadorias elétricos e bicicletas de carga elétricas ou convencionais.
O apoio será de 6.000 euros por veículo ligeiro de mercadorias, num total de 1,2 milhões de euros, representando um aumento de 33% em relação a 2023.
Além disso, está previsto um apoio de 1.500 euros por bicicleta elétrica e de 1.000 euros por bicicleta convencional, num total de 300 mil euros.
Estes incentivos fazem parte do Pacote Mobilidade Verde, que contempla 13 medidas com o objetivo de transformar a mobilidade de passageiros e mercadorias em Portugal. Segundo o Governo, este pacote “reflete o compromisso do país com uma mobilidade segura, integrada, inteligente e sustentável, alinhada com as metas de descarbonização e modernização do setor dos transportes”.
Leia ainda: Como escolher o melhor carregador para o seu carro elétrico
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário