Vida e família

Verão Seguro: Vá de férias sem preocupações com a sua casa

A medida Verão Seguro volta a estar disponível se quiser que as forças de segurança vigiem a sua casa enquanto está de férias.

Vida e família

Verão Seguro: Vá de férias sem preocupações com a sua casa

A medida Verão Seguro volta a estar disponível se quiser que as forças de segurança vigiem a sua casa enquanto está de férias.

Vai de férias para fora da sua zona de residência até 15 de setembro de 2024? Saiba que, se aderir à medida Verão Seguro, pode desfrutar das férias de forma mais tranquila.

Ao aderir a esta campanha, conta com a GNR ou PSP (dependendo da zona onde vive) para vigiar a sua casa, enquanto estiver ausente. A medida Verão Seguro está disponível em todo o território nacional sob jurisdição da GNR e PSP.

Descubra como fazer a inscrição neste programa e alguns conselhos do Ministério da Administração Interna.

Leia ainda: 10 erros que não deve cometer nas férias

Como posso aderir à medida Verão Seguro?

A adesão à medida Verão Seguro é bastante simples se recorrer ao site criado pelo Ministério da Administração Interna.

Para pedir a vigilância da sua residência enquanto vai de férias, basta entrar no site e selecionar no menu "Efetuar pedido". Depois, tem de selecionar o seu Distrito, Concelho e Freguesia. Após estas opções estarem selecionadas, deve aparecer-lhe a força de segurança responsável (PSP ou GNR), o Departamento, Morada, contacto telefónico e email.

Caso queira prosseguir com o seu pedido, antes da indicação da força de segurança responsável, tem um um sinal de um visto destacado. Carregue em cima do visto e será reencaminhado para uma nova página, onde pode preencher o seu formulário.

Formulário

O formulário de inscrição no programa Verão Seguro está dividido em quatro áreas. A primeira é referente aos dados da Força de Segurança Selecionada. Nesta área, não tem de preencher qualquer dado.

Na segunda área é onde deve preencher a maioria da informação. Esta parte do formulário diz respeito aos dados da pessoa que requisita a vigilância. Logo, precisa de indicar o seu nome, todas as informações sobre a sua morada, os seus contactos de telefone, telemóvel e email, e informações adicionais que possam ser relevantes para encontrar a sua habitação ou para a vigilância.

Na terceira área, precisa de fornecer dados relativos à vigilância. Ou seja, "Início e fim do período da ausência"; "contactos no período de ausência" e "Coordenadas Geográficas" (esta opção é facultativa, mas facilita a identificação da sua casa). Depois tem duas perguntas: "Alguma vez pediu vigilância?" e "Possui alarme?". Apenas deve selecionar o quadrado em branco, caso a resposta seja afirmativa.

Por fim, no último campo, deve inserir o código de validação que surge na página. Estando todos estes dados preenchidos, clique no botão "efetuar pedido".

Medidas preventivas para deixar a sua casa mais segura enquanto está de férias

Quando se ausenta durante um período mais longo, a sua habitação pode entrar na mira de possíveis assaltantes, por não detetarem qualquer tipo de atividade. Afinal, há certos sinais que revelam que não se encontra ninguém na habitação.

Embora não existam táticas infalíveis para evitar um assalto, há medidas preventivas que podem e devem ser postas em prática. E, ao contrário do que pode pensar, pequenos gestos ajudam a afastar os assaltantes da sua habitação quando estiver ausente.

Por isso, o Ministério da Administração Pública (MAI), decidiu divulgar as seguintes medidas preventivas para quando for de férias:

  • Instale um alarme contra intrusão na sua casa. Após a sua instalação, informe as forças de segurança com jurisdição na sua área de residência.
  • Antes de ir de férias, verifique e feche bem as portas e janelas da sua habitação, dê uma aparência de atividade à sua residência e guarde num lugar seguro todos os seus objetos de valor e dinheiro.
  • Sempre que seja possível, catalogue os seus objetos de valor e anote os seus números de série. Esta medida pode ajudar bastante as forças de segurança caso aconteça um assalto.
  • Se tiver alguém da sua confiança, peça que a pessoa se desloque até à sua casa e abra regularmente as persianas e cortinas, durante o dia, ligue a iluminação interior à noite. Nesses dias, lembre a pessoa de recolher a sua correspondência da caixa do correio. Quando estas ações são realizadas, existem sinais que a habitação não está desabitada.
  • No caso de ter algum vizinho de confiança, informe o mesmo que vai de férias e se este pode estar atento a qualquer atividade estranha. Lembre-se que os vizinhos são a sua segurança mais próxima e podem evitar a ação de certos marginais com pequenos gestos.
  • Por último, não divulgue a estranhos que vai de férias e saia de casa em horas com menos movimento.

Leia ainda: Férias em família: 7 ideias para fazer com as crianças

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.