Visitar uma casa para comprar é sempre um momento algo emotivo, especialmente se for para nos mudarmos para lá. Imaginar o dia a dia, as rotinas, a utilização dos diferente espaços, a decoração… Mas há pormenores técnicos que devem ser observados logo na primeira visita. São estes que podem ditar o início ou não do processo de compra da casa e uma segunda ou terceira visita.
Detalhes como a presença de humanidade em alguns espaços, o estado das pinturas, os isolamentos ou até mesmo a própria documentação da casa, devem ser analisados desde o primeiro momento. Depois disto, sim, poderão ser analisadas outras questões mais emocionais.
Se está à procura de casa para comprar e está em fase de visitas, tenha em atenção os seguintes aspetos:
Documentação da casa
Uma das primeiras coisas que deve ser verificada, mas que por norma até fica para último na processo de compra de uma casa é a sua documentação. Assim sendo, numa das primeiras visitas pergunte pelos seguintes documentos:
- Caderneta Predial;
- Certificado Energético;
- Licença de utilização;
- Distrate - no caso da casa estar hipotecada.
Estes documentos fornecem informação valiosa para saber mais sobre o imóvel, para além do que está visível.
Leia ainda: Os documentos que os bancos podem pedir para aprovar o crédito habitação
Humidade e pintura
A existência de humanidade na casa pode ser denunciada logo na pintura: tinta descascada ou salitre nas paredes. Mas há outras formas de a detetar: pelo cheiro a mofo ou manchas nas paredes e roupas ou mesmo mobiliário danificado.
Este deve ser um problema que deve detectar de imediato e procurar chegar a um entendimento com o proprietário, de maneira a solucioná-lo.
Outro aspeto a ter em atenção é o estado da pintura, que pode estar ou não relacionado com a humanidade, como vimos. A não ser que se trate de uma casa nova ou remodelada, é possível que a última pintura já tenha acontecido há vários anos. Se tiver dúvidas, pergunte diretamente sobre a esta questão da manutenção.
Isolamentos
O estado da caixilharia, a existência de vidros duplos ou não e o recurso a fitas ou borrachas de isolamento devem ser verificados ainda na fase de visitas. Estes detalhes são importantes quer para o isolamento térmico, para o acústico e também na prevenção da entrada de humidade.
Mobiliário
Se a casa ainda estiver mobilada quando a for visitar, procure certificar-se de quais os móveis que se incluem no negócio e os que vão sair. Depois, imagine o espaço sem esses móveis. A perceção que se tem é completamente diferente e pode pesar na sua decisão final.
No fundo, o nosso conselho é que procure uma abordagem mais racional e menos emocional nas primeiras visitas que fizer à casa que pretende comprar. Esta visão vai permitir-lhe reparar em todos os pormenores que à partida podem passar despercebidos. Não que estes determinem a sua decisão num primeiro momento, mas vão ajudá-lo a fazer uma escolha mais consciente. Não deixe que a humidade, os maus isolamentos ou o mobiliário se tornem em surpresas desagradáveis quando já se estiver a instalar.
Saiba como evitar ou tratar o problema da humidade na sua nova casa em murprotec.pt.
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário